22 fevereiro 2013

Mundo das imagens e das marcas - Sociologia


As campanhas não evoluíram só em nível de complexibilidade, de produção, ou de estética e finalização. A principal evolução das campanhas foi em relação a abrangência, alcance e penetração.

            Em um mundo onde boa parte da população tem acesso a internet, os virais tornam-se cada vez mais frequentes, enfim, hoje todo mundo vê TUDO e faz TUDO e quer TUDO ao mesmo tempo. Um vídeo publicado nesse segundo, em questão de minutos pode se tornar um mega hit da internet.

            Uma questão muito importante para essa evolução foi a forma como o sinal passou a ser recebido. Quem não se lembra dos antigos tempos da internet discada, que sempre caia, que tínhamos que usar após a meia-noite para que pudéssemos pagar somente um pulso telefônico, aquela que tínhamos que desligar quando nossas mães queriam falar ao telefone com aquela tia que sempre liga na hora errada, então. Ao pensar que hoje temos toda informação do mundo em nossas mãos, fico pensando que é absurdo a evolução de alguns anos pra cá.


Hoje, no Brasil, 14% da população possui um smartphone e esse número só tende a crescer com o aumento do poder de compra da classe C, o aumento das facilidades na hora da compra, tudo está convergindo para um mundo cada vez mais digital.

Hoje fazemos compras online, as mesmas compras que nos identificam como compradores de uma marca, ou determinado tipo de produto e consumidores em potencial de outros tipos e marcas, as mesmas que fazem com que recebamos catálogos, e-mails sobre promoções e todas ações possíveis no mundo digital.

Wi-fi,  santo wi-fi. Todos deveríamos agradecer a Deus por ele existir, ou então a seu inventor, o problema é que ainda existe uma briga sobre quem seria o verdadeiro inventor do wi-fi. Graças a ele, podemos nos conectar em diversos lugares, na maioria das vezes de graça, benção para aqueles que não possuem planos de internet fixa.

A geração atual nasceu com um smartphone no berço e chora via whatsapp. É incrível quando analisamos as crianças de hoje, que não preciam nem saber falar para serem mestres nessas tecnologias. A evolução das campanhas digitais aumentou o seu alcance, aumentou sua qualidade, mas o que falta mesmo é aumentar o conteúdo. Não adianta existirem um milhão de campanhas que atinjam cem milhões de pessoas e não tenham nenhuma relevância para esse publico.

Fonte: http://4a-2012-02.bligoo.com.br

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